Lideranças alertam que divisão interna pode comprometer também nome de líder do partido para sucessão de Lira

Divulgação: Google


Imerso em um racha agravado pelo pedido de desfiliação da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o União Brasil da Câmara dos Deputados rechaça posicionamento da presidência do partido de se sobrepor a decisões estaduais.

O prefeito de Belford Roxo, Waguinho Carneiro, deixou a legenda e se filiou ao Republicanos. Daniela Carneiro, mulher de Waguinho e deputada federal mais bem votada do Rio de Janeiro, também pretende seguir o mesmo caminho. A debandada tem origem na disputa com a cúpula do partido por cargos estaduais.

Deputados relatam que outros estados reclamam do mesmo problema, a exemplo de Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina.

Há na bancada federal um movimento para tentar demover Daniela Carneiro e outros cinco deputados da intenção de mudar de legenda. O grupo consulta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar deixar o União Brasil sem risco de perda do mandato.

Parlamentares alinhados ao líder Elmar Nascimento (União-BA) cobram posicionamento da bancada federal sobre o assunto com temor de que as divergências acabem fragilizando seu nome para uma disputa pela Câmara dos Deputados, em 2025.



Fonte: CNN Brasil