No último dia 18 de outubro, a Coordenação de Cultura, representando o prefeito David Cavalcanti, esteve presente na 1ª Feira Nordestina de Projetos Artísticos, promovida pelo Colégio Estadual Indígena Ângelo Pereira, no povoado Brejo do Burgo, em Glória-BA. O evento, que foi um verdadeiro sucesso, trouxe grande alegria a todos os participantes e destacou o talento e a criatividade dos alunos da instituição. Sob a liderança da gestora da escola, Patrícia Krinsi, e sua dedicada equipe, o evento contou com uma série de apresentações artísticas e exposições em stands, evidenciando o empenho e dedicação de todos os envolvidos.
A Feira, além de celebrar a cultura e arte do Nordeste, também foi palco para a exibição do documentário "A História do Pífano em Glória-BA: Resgatando a Cultura Musical de um Povo", que faz um registro importante sobre a tradição musical do pífano em nossa região. O documentário destaca a resistência e a preservação da cultura local, especialmente entre a comunidade indígena.
Como uma importante contrapartida cultural para a sociedade, a Banda de Pífano, formada pelos talentosos músicos Manoel de Otília, Damásio, Quito e Manoel Glória, foi uma das contempladas pela Lei Paulo Gustavo 2024, no município. A banda, composta por indígenas, encontrou na Feira o espaço ideal para compartilhar seu trabalho e mostrar ao público a riqueza cultural e natural que permeia a tradição do pífano em Glória, que ainda resiste ao tempo.
O evento reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização e promoção da cultura local, proporcionando espaços para que a história e a arte do nosso povo sejam reconhecidas e celebradas.
ASCOM-PMG
0 Comentários