Macaé foi eleita deputada estadual de Minas Gerais em 2022, com mais de 50 mil votos



Foto: AL-MG/Henrique Chendes


 Deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo (PT) foi escolhida pelo presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania no lugar de Silvio Almeida, exonerado na última sexta-feira (6), após denúncias de assédio sexual, inclusive contra a também ministra Anielle Franco. 

Macaé é professora desde os 19 anos e formada em Serviço Social, mestre e doutoranda em educação.  Com uma extensa trajetória na luta pelos direitos humanos e contra o racismo, ela foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação.

A nova ministra é também prima de Conceição Evaristo, uma das mais notáveis escritoras brasileiras da atualidade. Autora de sucessos como Olhos d'água (2014) e Becos da Memória (2006). 

Macaé foi eleita deputada estadual de Minas Gerais em 2022, com mais de 50 mil votos. Em 2020, ela foi eleita vereadora de Belo Horizonte. Antes disso, entre 2013 e 2014, Macaé atuou no governo de Dilma Rousseff, como titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC). Lá, ela foi responsável por coordenar ações como a implantação de Escolas Indígenas e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.



Por Metro 1