O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu que as emissoras de rádio e televisão tirem do ar a campanha pelo voto consciente na qual um político ficha-suja é comparado a um falso dentista. A decisão foi tomada nesta terça-feira (31) após uma reclamação formal do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) e de diversos e-mails de profissionais da área.

O Conselho acusa a propaganda, na qual uma mulher adormece e sonha que o dentista que vai atendê-la é procurado pela polícia por aplicar substâncias proibidas em pacientes, de estigmatizar e retratar de forma inadequada e ofensiva o cirurgião dentista. Segundo a reclamação formal, os efeitos seriam nocivos especialmente para o público infantil.
Apesar de solicitar que a propaganda seja retirada do ar, o TSE justificou que a peça trata-se de um sonho em que o ator representa o falso dentista e que a intenção não era ofender os profissionais da área. A Justiça Eleitoral procura incentivar o eleitor a buscar as melhores opções e motivá-lo a pesquisar o passado das pessoas nas quais ele deposita a confiança.