“Lula” vai disputar indicação ao Oscar


O longa-metragem Lula – O filho do Brasil, de Fabio Barreto, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas no Oscar na categoria de melhor filme em língua estrangeira.
A decisão, anunciada na manhã desta quinta-feira, em São Paulo, foi tomada de forma unânime por uma comissão que reúne membros indicados pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e Academia Brasileira de Cinema.
A escolha da cinebiografia do presidente Lula para representar o Brasil na briga pela vaga não representa a vontade dos internautas que votaram em uma enquete popular promovida no site do Ministério da Cultura entre os dias 8 e 20 de setembro.
Para as pessoas que votaram, o candidato brasileiro à estatueta deveria ser o filme Nosso lar, de Wagner Assis, que recebeu 70% do total dos cerca de 130 mil votos. Em seguida, outro filme inspirado na doutrina espírita, Chico Xavier, de Daniel Filho, com 12% dos votos na enquete.
Lula – O filho do Brasil, superprodução considerada um dos filmes mais caros do país, recebeu apenas 1% dos votos na enquete do MinC, atrás de filmes independentes como Os famosos e os duendes da morte, O grão e Antes que o mundo acabe.
No total, 23 produções nacionais competiam pela vaga. Agora, o filme escolhido disputará com longas de outros 95 países uma indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela realização do Oscar.
Os nomes dos cinco indicados ao prêmio máximo do cinema mundial serão divulgados em 25 de janeiro. A festa de entrega dos prêmios está marcada para 27 de fevereiro de 2011.
“Lula” vai disputar indicação ao Oscar “Lula” vai disputar indicação ao Oscar Reviewed by Ednaldo Júnior on 10:57 Rating: 5

Nenhum comentário