O longa-metragem Lula – O filho do Brasil, de Fabio Barreto, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas no Oscar na categoria de melhor filme em língua estrangeira.
A decisão, anunciada na manhã desta quinta-feira, em São Paulo, foi tomada de forma unânime por uma comissão que reúne membros indicados pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e Academia Brasileira de Cinema.
A escolha da cinebiografia do presidente Lula para representar o Brasil na briga pela vaga não representa a vontade dos internautas que votaram em uma enquete popular promovida no site do Ministério da Cultura entre os dias 8 e 20 de setembro.
Para as pessoas que votaram, o candidato brasileiro à estatueta deveria ser o filme Nosso lar, de Wagner Assis, que recebeu 70% do total dos cerca de 130 mil votos. Em seguida, outro filme inspirado na doutrina espírita, Chico Xavier, de Daniel Filho, com 12% dos votos na enquete.
Lula – O filho do Brasil, superprodução considerada um dos filmes mais caros do país, recebeu apenas 1% dos votos na enquete do MinC, atrás de filmes independentes como Os famosos e os duendes da morte, O grão e Antes que o mundo acabe.
No total, 23 produções nacionais competiam pela vaga. Agora, o filme escolhido disputará com longas de outros 95 países uma indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela realização do Oscar.
Os nomes dos cinco indicados ao prêmio máximo do cinema mundial serão divulgados em 25 de janeiro. A festa de entrega dos prêmios está marcada para 27 de fevereiro de 2011.