MPF alega improbidade administrativa, mas prefeito nega que tenha feito autopromoção

O prefeito do município de Capela do Alto Alegre, situado no nordeste da Bahia, Claudinei Xavier Novato, foi processado pelo Ministério Público Federal (MPF), após subir no palco para dançar com a cantora Solange Almeida.

O prefeito responde pela ação de improbidade administrativa, já que o MPF entendeu que ele quis se autopromover com o evento, que teve verba R$ 100 mil repassados pelo Ministério do Turismo.

Segundo o procurador da República Elton Luiz Freitas Moreira, autor da ação, o prefeito estava ciente que não poderia exibir nenhum nome ou imagem política durante o evento, que foi realizado no mês passado.

Em nota, a prefeitura afirmou que o fato não se constitui como promoção pessoal, já que o agradecimento foi conduta espontânea da cantora, fato que foge ao controle do administrador público.

Ainda de acordo com a prefeitura, o cachê da cantora Solange Almeida foi pago integralmente com recursos do Município e a verba do Ministério do Turismo teria sido usada para pagar o show do cantor Adelmário Coelho.

Caso seja condenado, o prefeito pode perder a função pública, pagar multa de até 100 vezes o valor da remuneração e ter a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos.