Programa Vida Nova nas Grotas avança em mais 28 comunidades de Maceió

Ações desenvolvidas em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) beneficia 48 grotas na capital


O programa Vida Nova nas Grotas segue levando mais dignidade e mobilidade urbana à população residente em áreas com infraestrutura precária em Maceió. Dois anos depois do lançamento do programa e já tendo concluído os serviços de construção de escadarias, pontilhões e passeios em 20 grotas da capital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), agora executa os serviços mais 28 comunidades.

De acordo com Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, desde 2016 o Vida Nova nas Grotas beneficia áreas anteriormente esquecidas pelo poder público, tornando mais dignas as condições de moradia nesses locais por meio de obras de engenharia e de práticas que incentivam o desenvolvimento social.

“Já inauguramos 20 das 48 grotas contempladas com as obras do programa até o momento. O Vida Nova nas grotas é de grande importância para a capital alagoana, tendo em vista que quase um terço da população maceioense é composta por moradores de grotas. O programa contempla as comunidades por meio de obras que garantem mobilidade urbana, oferecendo qualidade de vida a essa população. que é muito necessitada de todos os tipos de serviços, não só os de infraestrutura. Por isso, hoje, o programa oferece palestras, oficinas e serviços para os moradores, a fim de promover o desenvolvimento social dentro das comunidades”, salientou o secretário.

Dentre as 28 comunidades atendidas atualmente, as grotas de Ipioca, Antares, do Padre, Triunfo, Eldorado e Poço Azul são as que estão em estágio mais avançado e contam com a construção de canaletas, passeios, pontilhões, instalação de corrimões, meio-fio e equipamentos públicos de convívio social e/ou de esporte e lazer. Além desses equipamentos, estão sendo construídos ainda muros de arrimo, garantindo mais segurança aos moradores.

“As obras, em 80% das comunidades com serviços em andamento, estão previstas para serem concluídas até o final do ano. As grotas de Ipioca e Antares estão prontas para serem inauguradas. Já a Grota do Padre tem previsão para conclusão nos próximos 15 dias e as grotas Poço Azul, Eldorado e Triunfo, em até 60 dias”, completou Alcides.

O programa
Intitulado Pequenas Obras Grandes Mudanças, o programa foi criado em 2016 e buscava proporcionar melhorias em mobilidade urbana para os 300 mil moradores das grotas de Maceió, por meio de obras estruturantes com a construção de escadarias drenantes, pontilhões, passeios e a instalação de corrimões nas comunidades. O programa cresceu, ganhou destaque e mudou seu nome para Vida Nova nas Grotas. Executado em conjunto por diversas secretarias e órgãos do Governo de Alagoas, o programa se tornou referência por ser o primeiro do Nordeste a estabelecer parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Essa parceria deu novos horizontes ao programa, ampliando seu leque de ações com a implementação de projetos que promovem inclusão social e produtiva, oferecendo palestras, serviços e oficinas aos moradores das grotas.
Programa Vida Nova nas Grotas avança em mais 28 comunidades de Maceió Programa Vida Nova nas Grotas avança em mais 28 comunidades de Maceió Reviewed by Ednaldo Júnior on 06:22 Rating: 5

Nenhum comentário