As declarações de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, causaram polêmica na imprensa esportiva, principalmente nas emissoras de rádio. Em entrevista para veículos de Porto Alegre (RS) na semana passada, o cartola defendeu a cobrança de direitos de transmissão dos campeonatos nacionais e estaduais para as estações de radiodifusão. O debate ganhou fôlego após Francisco Novelleto, mandatário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e um dos vices da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) endossar o discurso de Sanchez e revelar um plano para implantar o modelo já em 2020. No entanto, Ednaldo Rodrigues, que também é um dos vice-presidentes da entidade máxima do futebol nacional, se diz contra a ideia e garante não existir nenhuma conversa sobre o tema dentro da CBF.

“Pessoalmente sou contra a cobrança dos direitos de transmissão para as emissoras de rádio. E garanto que esse debate não existe dentro da CBF. Faço parte do Conselho de Administração da CBF e esse assunto nunca entrou em pauta. E se entrar em pauta, tenho certeza que não vai prosperar. Respeito a opinião de quem é a favor, mas eu sou contra”, disse Ednaldo Rodrigues.

A ideia para a cobrança não é nova. Em 2008, o Athletico Paranaense tentou cobrar uma contrapartida financeira das emissoras de rádio para a cessão dos direitos transmissão radiofônica de suas partidas no Campeonato Brasileiro daquele ano. O caso foi parar na Justiça, que barrou o projeto.