Por
Fernanda Pinheiro

Após o rompimento de uma pequena barragem de terra, localizada na região de Santo Antônio, em Paulo Afonso, o superintendente da Defesa Civil do Estado (Sudec), Paulo Sérgio Luz, juntamente com a coordenadora da Defesa Civil municipal, Cláudia Galindo, visitou o município para realizar uma inspeção que apontasse os motivos do rompimento e também para fazer uma avaliação técnica das situações das demais barragens existentes nas comunidades de Várzea e Rio do Sal.
“A chuva que caiu nos últimos tempos no município contribuiu para o rompimento desta pequena barragem. Estamos aqui para realizar vistorias de prevenção nos açudes e orientar os ruralistas para o gerenciamento dos lagos. Em Rio do Sal, solicitamos que a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) realize obras de recuperação da cabeceira do pontilhão. É preciso intensificar os trabalhos de precaução junto às comunidades”, disse o superintendente.
Também participaram da inspeção o subsecretário de Agricultura do município, Alvânio Santana, e o secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Alves. Na oportunidade, Paulo Sérgio Luz informou que serão entregues à prefeitura um grande lote da cartilha Pequenas Barragens de Terra: Segurança em Primeiro Lugar, desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), com apoio da Defesa Civil do Estado, Embasa, Instituto do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).