É falsa a informação que água morna, vinagre e sal elimine coronavírus

A divulgação e a consequente utilização desses métodos falsos podem colocar vidas em risco


Texto de Agência Alagoas
Circula em diversos grupos de WhatsApp, em Alagoas, uma mensagem que recomenda a utilização de água morna, sal e vinagre para eliminar o novo coronavírus da pessoa infectada. Essa informação, no entanto, é falsa.
“O coronavírus, antes de alcançar o pulmão, ele permanece na garganta por 4 dias, esse é o tempo que a pessoa começa a tossir e ter dor na garganta. Se ela tomar muita água e gargarejo com água morna, sal ou vinagre o vírus é eliminado. Espalhe esta informação porque você pode salvar alguém com esta informação”, diz a mensagem.
O médico infectologista do Pam Salgadinho, Renê Oliveira, esclarece que essa solução caseira não possui embasamento médico ou científico.
“Isso não é verdade. Fazer gargarejo não vai matar o vírus, uma vez que ele pode circular pela cavidade nasal, traquéia e outras partes do corpo. O fato é que ele usa boca, olhos e nariz apenas como porta de entrada”, diz o especialista.
Ainda segundo Oliveira, a divulgação e a consequente utilização desses métodos falsos podem colocar vidas em risco, uma vez que o paciente pode ter uma piora no quadro clínico e contaminar outras pessoas ao redor, se estiver com a Covid-19. O mais indicado é procurar um médico caso apresente alguns dos sintomas relacionados à doença, como febre, dor de garganta e dificuldade para respirar.
No final do mês de março, o Ministério da Saúde também esclareceu em seu site que essa informação é falsa. Em nota, o órgão do Governo Federal ressaltou que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19). O recomendado, no momento, é manter o distanciamento social e reforçar os hábitos de higiene pessoal, como lavar sempre as mãos.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente, em redes sociais sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.


É falsa a informação que água morna, vinagre e sal elimine coronavírus É falsa a informação que água morna, vinagre e sal elimine coronavírus Reviewed by Ednaldo Júnior on 15:01 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade