Com base no relatório, ao considerar a influência do IDH nos resultados, Alagoas sobe cinco posições e é o 2º melhor do Nordeste nos anos iniciais


Texto de Manuella Nobre

Estudo comparativo realizado pelo Banco Mundial com base no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, coloca o Ensino Fundamental de Alagoas entre os melhores do Nordeste. No estudo, ao considerar a influência do IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] nos resultados, quando se trata dos anos iniciais, Alagoas sobe cinco posições, ficando atrás apenas do Ceará, que é destaque no Brasil e no mundo, e em terceiro lugar nos anos finais, atrás do Ceará e Piauí.

Em uma semana determinante para a educação pública em todo o país, com a votação que determina o Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) no Congresso Nacional, Alagoas reforça a importância do investimento de recursos públicos em educação e mostra que tem tratado a educação pública com a merecida relevância.

Desde 2015, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), tem trabalhado em estratégias tomando como parâmetros verdadeiros exemplos de sucesso e transformação. Iniciou os trabalhos dando autonomia financeira às escolas e colocando os recursos nas mãos dos gestores; aceitou o desafio e passou a implantar o ensino integral nas escolas públicas; adotou como prática o processo seletivo dos gerentes regionais, com a escolha definida não politicamente, mas pelo desempenho no próprio Ideb.