Caetano Veloso tenta impedir a instalação de uma indústria química em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, cidade em que ele e a irmã Maria Bethânia nasceram.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o cantor critica a decisão de políticos locais em ceder um terreno ao lado da Universidade Federal do Recôncavo Baiano para a Orbi Química montar uma fábrica.
“Pensem profundamente nos problemas que Santo Amaro já vem enfrentando, muitas dificuldades em muitos anos por causa de questões ambientais”, disse ele aos vereadores, referindo-se a uma antiga empresa que provocou larga contaminação de chumbo e transformou a cidade na mais afetada pelo elemento químico em todo mundo.
“Não deixem que uma fábrica química da Orbi seja implantada no perímetro urbano da cidade de Santo Amaro e nem na beira do Rio Subaé”, pede o artista.
O prefeito Flaviano Bomfim (PP) diz que a instalação de uma indústria química no local deve gerar 150 empregos. Uma antiga fábrica, desativada em 1993, contaminou a região e fez com que muitos moradores desenvolvessem doenças como o saturnismo, que gera má formação física.
Além do pedido de Caetano, uma petição pública circula na internet para recolher assinaturas contra a instalação da indústria, que tem o início das obras marcado para agosto. A Orbi ainda não se manifestou.