Entenda protocolo sanitário para eleitores e mesários na votação em meio à pandemia

 



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma série de medidas para ajudar na prevenção contra a Covid-19. O protocolo terá duas frentes, o eleitor e os mesários. A cartilha de prevenção foi elaborada com a ajuda dos médicos David Uip, do hospital Sírio Libanês; Luís Fernando Aranha Camargo, do hospital Albert Einstein; e Marília Santini, da Fundação Fiocruz.

Horário de votação
Uma das decisões foi estender a duração da votação, que começará uma hora mais cedo, das 7h as 17h. No entanto, entre 7h e 10h haverá preferencia para eleitores com mais de 60 anos.

Biometria do eleitor
A exclusão da biometria é outra novidade. Segundo o TSE, esse método de segurança não será usado nesta eleição porque aumenta, em média, 70% o tempo de votação e o risco de contaminação pela doença. Além disso, cada eleitor deve levar sua caneta.

Uso de máscara na hora de votar
Todos devem usar a máscara tampando a boca e o nariz, quem não estiver com a proteção não pode entrar na sessão eleitoral para votar. O documento de identificação vai ser mostrado a distancia para o mesário, caso seja necessário, ele pode pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara.

Regras na fila de votação
Nas filas não será permitido comer ou beber para evitar que os eleitores fiquem sem máscara e deve haver uma distancia de um metro e meio entre todos. Por fim, quem estiver com febre ou tenha testado positivo para Covid-19 duas semanas antes da eleição não precisa votar, mas será necessário justificar a ausência.

Mesários da eleição
Já para os mesários, será disponibilizado álcool em gel, máscaras e face shield gratuitamente. As eleições de 2020 contarão com mais de 2 milhões de mesários e apoiadores – considerando quatro mesários por seção eleitoral. Também terá álcool em gel para os eleitores.

Cota racial nas eleições 2020: quais os riscos e critérios

Mesário voluntário
Neste ano, o TSE afirmou que o objetivo é aumentar o número de mesários voluntários, o que está acontecendo de acordo com o presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso. Graças à campanha realizada com o médico Drauzio Varella, os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Tocantins já registraram mais que o dobro de voluntários de 2016. São Paulo também registrou aumento

Os materiais necessários para garantir o cumprimento de medidas sanitárias foram doados por 30 empresas e entidades que receberão isenção do ICMS que incidiria sobre essas doações. (Gazeta do Povo)

Entenda protocolo sanitário para eleitores e mesários na votação em meio à pandemia Entenda protocolo sanitário para eleitores e mesários na votação em meio à pandemia Reviewed by Ednaldo Júnior on 13:41 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade