A proposta já conta com 17 assinaturas das 26 necessárias para que seja protocolada e enviada para a Mesa Diretora





Contrária ao acordo que vem sendo negociado entre a Vale e o Estado de Minas Gerais, a deputada Beatriz Cerqueira (PT), que assina a proposta da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), questiona a ausência de transparência e a exclusão da participação dos atingidos.

“A Situação é muito grave. Se eram 10, 20, 30, quantos bilhões? Quem decidirá o valor que o Estado abrirá mão para a negociação com a Vale? O que a Vale lucrará com os termos desta negociação? É possível realizar uma negociação sem a participação dos atingidos? Sem a participação dos municípios, dos prefeitos, das câmaras municipais, dos conselhos? Muitas perguntas e nenhuma resposta, mesmo após a realização de uma audiência pública na ALMG [Assembleia Legislativa de Minas Gerais]”.

A deputada completa, “eu já solicitei cópia da minuta da negociação entre a Vale e governo de Minas Gerais e não tive acesso. A população mineira não tem acesso ao conteúdo desse acordo. A situação é gravíssima, justamente pela ausência de transparência por parte do governo do Estado que propomos essa investigação. O governo não pode fazer uma fiscalização paralela”.

17 deputados, de sete partidos diferentes, já assinaram a proposta. São necessárias mais nove assinaturas para que o pedido seja protocolado e enviado para a Mesa Diretora que decide se a CPI será ou não instaurada.

Os deputados que já assinaram a proposta: 

1 - Beatriz Cerqueira (PT)
2 - Ana Paula Siqueira (REDE)
3 - André Quintão (PT)
4 -  Andréia de Jesus (PSOL)
5 - Betão (PT)
6 - Celinho Sintrocel (PCdoB)
7 - Cleitinho Azevedo (CIDADANIA)
8 - Cristiano Silveira (PT)
9 - Delegada Sheila (PSL)
10 - Doutor Jean Freire (PT )
11 - Elismar Prado (PROS)
12 - Leninha (PT)
13 -  Marília Campos (PT)
14 - Marquinho Lemos (PT)
15 - Osvaldo Lopes (PSD)
16 - Professor Cleiton (PSB)
17 - Ulysses Gomes (PT)