Oposição cobra que Anvisa vá ao Congresso explicar suspensão da CoronaVac

 "Bolsonaro faz chacota sobre vacina e sapateia em cima da morte de um voluntário", criticou o deputado Alexandre Padilha



Parlamentares de partidos de oposição e ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro anunciaram nesta terça-feira (10) a apresentação de requerimentos pedindo que o Ministério da Saúde e a Anvisa prestem informações sobre a suspensão dos ensaios clínicos da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantã.

“Bolsonaro faz chacota sobre vacina e sapateia em cima da morte de um voluntário. Protocolei agora, no Congresso Nacional, convocação do Ministro da Saúde e da Anvisa para dar explicações sobre o que está acontecendo”, afirmou o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde.

Segundo o parlamentar, o requerimento pediu em caráter de urgência a convocação de membros da agência e do ministério para explicar à Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar o Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 (CEXCORVI) as motivações da suspensão. “Queremos saber quais os procedimentos estão sendo tomados”, declarou.

Líder do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), também anunciou que irá pedir a presença da Anvisa e do MS na Câmara. “Diante das controversas informações sobre a vacina envolvendo a Anvisa, pediremos a convocação do presidente da agência e do ministro da Saúde para que expliquem, na Câmara, essa gravíssima situação. Essa disputa política de Bolsonaro é uma sentença de morte para brasileiros!”, escreveu o parlamentar no Twitter.

Quem também se mobilizou para convocar Antonio Barra, presidente da Anvisa, foi a bancada do PSOL. “É urgente, portanto, que se esclareça à sociedade brasileira os compromissos da ANVISA, sobretudo diante da extrema gravidade do momento, em meio ao combate à pandemia, com as normas cientificas e técnicas que devem reger o procedimento de aprovação da vacina. Cada decisão equivocada pode custar milhares de vidas. É preciso que se explique ao Parlamento brasileiro e à sociedade as reais motivações para a paralisação das pesquisas”, pede a legenda.

Segundo a líder do partido, Sâmia Bonfim (PSOL-SP), a suspensão foi política. “Por conta de declaração de Jair Bolsonaro, dizendo-se ‘vencedor’ por conta da suspensão, a Anvisa embasa sua decisão numa questão política e não técnica. Justo nesse momento em que ultrapassamos a marca de 160 mil mortes de brasileiros na pandemia. Exigimos explicações da Agência a acerca dessa decisão e, por isso, queremos convocar o presidente do órgão à Câmara”, sustenta.

Outros dois requerimentos já haviam sido apresentados antes, mas ainda não pediam a convocação das autoridades. O primeiro que surgiu no sistema do Congresso Nacional sobre o tema é o RIC 1454/2020, apresentado pelo líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).

No documento, o parlamentar apresenta uma série de questionamentos ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a suspensão dos testes. “O mundo inteiro aguarda ansiosamente a vacina para o combate ao COVID-19, e nesse momento crucial, o governo brasileiro age como se a vida das pessoas fosse objeto de disputa eleitoral. Irresponsabilidade! Absurdo”, diz Guimarães no pedido.

O segundo – RIC 1458/2020 – foi apresentado pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo Bolsonaro. A parlamentar classifica a suspensão dos testes como um “episódio lamentável” e destaca que “a ANVISA, após tomar a decisão, sequer informou maiores detalhes acerca da suspensão, mesmo após convidada a se manifestar pela imprensa nacional”.

“Causa-nos estranheza o fato apontando por alguns veículos de comunicação, que a decisão da ANVISA, ocorre no mesmo dia em que o
Governador de São Paulo, João Doria, anunciou que as primeiras doses da
CoronaVac chegarão em Guarulhos no dia 20.11.20. Fatos interligados ou não, o Presidente Jair Bolsonaro comemora a decisão da ANVISA, ao responder uma pergunta de um seguidor nas redes sociais”, argumenta.


URGENTE Bolsonaro faz chacota sobre vacina e sapateia em cima da morte de um voluntário. Protocolei agora, no Congresso Nacional, convocação do Ministro da Saúde e da Anvisa para dar explicações sobre o que está acontecendo

Oposição cobra que Anvisa vá ao Congresso explicar suspensão da CoronaVac Oposição cobra que Anvisa vá ao Congresso explicar suspensão da CoronaVac Reviewed by Ednaldo Júnior on 12:18 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade