Medicamento, que está sendo chamado de AZD7448 e pode ser disponibilizado a partir de março, age juntamente com os anticorpos do organismo e cria imunidade por até 1 ano


A farmacêutica AstraZeneca, que desenvolve uma vacina contra o coronavírus em parceria com a Universidade de Oxford, está testando um medicamento que oferece imunização imediata a pacientes com Covid-19. A informação foi divulgada neste sábado (26) pelo jornal inglês The Guardian.

“Diferente da resposta de anticorpos naturais produzidos pela vacina, o remédio produz uma “imunidade instantânea” contra os sintomas da infecção. O medicamento seria usado em tratamentos emergenciais, como para profissionais de saúde, e serviços essenciais, por exemplo”, afirmou no Twitter a epidemiologista Ethel Macial, professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ao Guardian, Catherine Houlihan, virologista da University College London Hospitals NHS Trust (UCLH) que coordena a pesquisa, diz que a droga é mais uma para o arsenal no combate à Covid.

“Se pudermos provar que este tratamento funciona e evitar que as pessoas expostas ao vírus para desenvolver o Covid-19, seria uma adição emocionante ao arsenal de armas que está sendo desenvolvido para combater esse vírus terrível”.

Anticorpos
O medicamento, chamado de AZD7448, é um coquetel de substâncias que agem como anticorpos artificiais no combate à infecção, auxiliando os anticorpos produzidos de forma natural pelo organismo.

Os pesquisadores acreditam que os pacientes tratados com o medicamento estariam imunizados por entre seis meses e um ano. O remédio também poderia ser administrado em pessoas de alta socialização, como profissionais de saúde, e familiares de quem desenvolveu a Covid-19, propiciando imunidade à doença.

Segundo previsões dos cientistas, o medicamento deve estar disponível entre março e abril de 2021.