Indicação de general por Bolsonaro faz parte da estratégia do governo de colocar militares em postos de comando das estatais




Após a saída de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (19) que o general Joaquim Silva e Luna é o indicado para comandar a estatal.  

Indicado pelo próprio Bolsonaro, Joaquim Silva e Luna está na direção da Itapu desde 2019. A indicação faz parte da estratégia do governo de colocar militares em postos de comando das estatais e, com isso, ele será o primeiro militar a assumir a da Petrobras desde 1989, quando o oficial da Marinha Orlando Galvão Filho deixou o cargo.

Silva e Luna tem pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Também é pós-graduado, pela Universidade de Brasília, em Projetos e Análise de Sistemas.  Durante a carreira no Exército, Silva e Luna comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (1996-1998), em Boa Vista (RR), e a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (2002-2004), em Tefé (AM).

General da reserva do Exército, Silva e Luna foi o primeiro militar a exercer o cargo de ministro da Defesa, no governo do ex-presidente Michel Temer. Ele assumiu o cargo em janeiro de 2018 em substituição a Raul Jungmann.