Durante Sessão Remota da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso nesta segunda-feira, 22, o vereador Marconi Daniel (PODEMOS) provocou a Secretaria Municipal de Educação ao denunciar que no período de um ano de pandemia a atual administração entregou poucos kits da merenda a famílias pauloafonsinas. O parlamentar afirmou que irá protocolar um ofício na Secretaria de Saúde cobrando explicações para o problema.

 

“O que queremos é transparência, pois não existe isso em nenhum lugar do mundo, em plena pandemia a atual gestão não realizar regularmente a entrega dos kits merenda a famílias carentes, em um momento onde elas mais precisam de acolhimento e assistência, muitos perderam seus empregos, estão sem ter o quer comer. Esse kit seria uma forma de levar uma alimentação digna a várias famílias”, destacou Marconi.

 

O vereador sugeriu a Prefeitura de Paulo Afonso seguir um modelo já executado pelo Governo do Estado da Bahia. “Você tem aí um cartão que é disponibilizado para as famílias com um crédito onde essas famílias podem realizar as suas compras com dignidade. Dessa forma se tem um controle maior e uma maior transparência do dinheiro público. A Prefeitura poderia criar um modelo semelhante”, sugeriu.

 

A falta de estrutura do Sistema Público de Saúde em meio à pandemia da Covid-19 também foi um dos assuntos abordados pelo vereador Marconi durante Sessão. O tema voltou a ser discutido após o município atingir na última semana a taxa de ocupação de 100% de UTI para pacientes Covid-19 no Hospital UPA Covid e no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA). Em Paulo Afonso a situação é preocupante. O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde neste domingo, 21, mostrou que a cidade chegou a ter 3506 casos positivos do vírus e 87 mortes decorrentes dele.




 

Para Marconi a situação é grave. “Estamos vivendo a pior fase do vírus e o que vemos é uma Saúde pública deficiente e fragilizada em Paulo Afonso. A cidade não consegue dar conta dos casos que surgem. Temos hoje apenas 14 leitos para um município de quase 110 mil habitantes. Durante todo esse tempo de pandemia, a Prefeitura não ampliou os leitos de UTI, e por muito tempo, vivíamos naquele velho dilema da inauguração da UTI Fake, agora temos que nos deparar com esse outro problema grave. Enquanto a atual administração brinca de governar, novos casos são confirmados e famílias perdem seus entes queridos. É preciso um esforço maior da gestão para que possamos ter um controle do vírus”, denunciou o vereador.

 

O parlamentar afirma que fazendo uma retrospectiva: “é notório que faltou ações rigorosas de combate e enfrentamento do vírus na cidade. A Prefeitura recuou em momentos que onde era preciso ações mais emergentes. Faltou integração entre Administração e a Secretaria de Saúde. Esqueceram que estavam lidando com vidas e o resultado está aí 87 vidas perdidas, um número poderia ter sido bem menor”, disse.

 

Indicação acatada pela Prefeitura

 

Marconi destacou que após uma indicação sua há cerca de 20 dias durante Sessão remonta na Câmara, a Prefeitura de Paulo Afonso passou a utilizar uma ferramenta on-line para administrar o controle da vacina da Covid-19 no município. O vereador tinha apontado a necessidade de o município criar mecanismos como forma de assegurar a transparência no processo de vacinação contra a Covid-19.

 

“Fico feliz em ver que a Prefeitura ouviu uma sugestão minha que vai facilitar a vida da nossa população. Como havia dito de forma antecipada, esse cadastro vai permitir uma agilidade das filas e a conferência do endereço dos pauloafonsinos no sistema. Esse cadastramento é importantíssimo e nós queremos transparência total nesse processo, até porque nesse momento não temos vacina para todos. Não vamos relaxar, a vida em primeiro lugar. Irei continuar lutando para garantir melhorias direta na vida do cidadão. Esse é o meu dever”, finaliza Marconi.