O governador Renan Filho participou, na tarde desta sexta-feira (16), através de videoconferência, da reunião do Fórum dos Governadores do Brasil com a secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohamed. Segundo o chefe do Executivo alagoano, o encontro em ambiente virtual serviu para reportar a situação sanitária do país, a gravidade da pandemia e solicitar ajuda humanitária ao Brasil.

“Discutimos, juntos, alternativas para o Brasil acelerar a imunização da nossa gente. O caminho mais curto para vencer a Covid é vacinar o povo brasileiro. Isso vai reduzir o número de casos, a quantidade de internações e, por consequência, o número de pessoas mortas. Esse é o principal objetivo dessa reunião e nós, governadores, estamos buscando alternativas internacionais”, afirmou Renan Filho. 

Segundo os governadores, o pedido de ajuda humanitária, feito através de carta à secretária-geral adjunta da ONU, se faz necessário pela dificuldade do país em avançar na vacinação contra a Covid-19 e pelo alto índice de mortes. O Brasil é considerado o epicentro da pandemia no mundo, sendo o país de maior risco da propagação de variantes. Some-se a isso o colapso na rede hospitalar, com a falta de oxigênio, medicamentos e insumos, em muitas regiões.

Na avaliação de Renan Filho, a Covid-19 não pode ser enfrentada por um país sozinho, principalmente pelo Brasil, que sofre com a ausência de liderança nacional no combate à pandemia. “Temos que seguir assim: trabalhando integradamente e buscando todas as alternativas que a gente possa construir para agilizar a vacinação do nosso povo”, afirmou, parabenizando a iniciativa do Fórum dos Governadores do Brasil.