Levantamento foi realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM)




O “passaporte da vacina”, exigência de comprovação de vacinação contra Covid-19 para ter acesso a ambientes coletivos, já é uma realidade em ao menos 211 cidades brasileiras, conforme apontado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Entre os exemplos de locais onde a comprovação é necessária em algum locais do Brasil estão eventos, shoppings, restaurantes, shows e academia.

Na Bahia, há uma sinalização do governo do estado para começar a exigir “passaporte da vacina” para acesso a ambientes coletivos. De acordo com o governador Rui Costa (PT), quando houver mais da metade da população completamente imunizada, ou seja, com duas doses das vacinas contra a Covid-19, passará a ser exigida a comprovação da vacinação para acesso a locais como estádios, academia, e outros ambientes coletivos

Em Salvador, a prefeitura lançou uma carteira de vacinação digital. Segundo o prefeito Bruno Reis, a ferramenta permitirá maior facilidade para o cidadão comprovar o estado do seu processo de vacinação quando houve a exigência de comprovação. Em uma semana, o aplicativo já teve 7 mil downloads e passará por atualizações.

Entra as capitais dos estados brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro, já cobram o documento. Alguns destinos turísticos, como é o caso de Fernando de Noronha (PE), também exigem o comprovante. (bahia.ba)