Por pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), escoamento será reduzido gradualmente de 1.600 m³ por segundo, para 1.000 m³



Após ter decidido pelo aumento no mês de setembro, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) voltou atrás e informou, nesta quinta-feira (21), que vai diminuir a vazão da media diária da Barragem de Sobradinho, que fica na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia.

O escoamento será reduzido de 1.600 m³ por segundo, para 1.000 m³, até o sábado (23). Nesta quinta, a vazão cairá para 1.300 m³ e será refreada gradualmente. A limitação atende a um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Chesf pediu cuidado à população que ocupa áreas ribeirinhas próximas à calha do Rio São Francisco, por questões de segurança. Atualmente, o reservatório está com 33,83% de volume de capacidade.

A bacia do Rio São Francisco é responsável por cerca de 17% da energia armazenada do Sistema Interligado Nacional (SIN) e só a barragem de Sobradinho representa 10,4% desse total. (bahia.ba)