O governador Rui Costa (PT) trabalha nos bastidores para se lançar como candidato ao Senado



O governador Rui Costa (PT) trabalha nos bastidores para se lançar como candidato ao Senado. A articulação, se for confirmada, deve abalar toda a estrutura da atual aliança formada por PT, PSD e PP na Bahia. E já tem político de olho nas vagas que devem surgir - ainda mais com a perspectiva de Rui virar ministro num eventual Governo Lula. 

Caso Otto Alencar (PSD) aceite mesmo substituir o senador Jaques Wagner (PT) na candidatura ao Governo da Bahia, a decisão pode impor uma série de ajustes para todo o grupo governista, para além dos partidos que indicarão os principais postos da chapa.  

O PSB, por exemplo, já tem o suplente de Wagner na pessoa de Bebeto Galvão e agora trabalha agora para indicar o suplente também na vaga de Rui. O partido crê que tem direito ao espaço, já que não está garantido na chapa majoritária. 

Antes fechado com a indicação do vice, o PP também tem interesse na suplência de Rui sob a mesma expectativa do PSB de que, uma vez eleito, o futuro senador petista possa se tornar ministro de um eventual futuro governo Lula, dando o mandato ao partido. 

É nesse contexto que a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), também passou a se escalar para ser indicada vice numa articulação com o PP, que assumiria o comando da cidade com o seu vice, de sua confiança, mas também ligado ao vice-governador João Leão. 

Há a expectativa que uma decisão sobre a candidatura de Otto seja tomada hoje. O anúncio oficial, contudo, não será feito agora. A ideia é trabalhar primeiro com as bases petistas a ideia de apoiar o nome de alguém que integra um partido do centrão. 

Por trbn.com.br