Pesquisa aponta para a realização do segundo turno, em que o petista venceria nos cinco cenários avaliados



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 44% das intenções de voto na pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (15). O petista caiu um ponto, dentro da margem de erro, em comparação com a sondagem de fevereiro. Em segundo lugar, o atual titular do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), ficou com 26%, três pontos a mais do que na rodada anterior.

Considerando o cenário com mais candidatos, Lula teria 45% dos votos contra 25% do candidato do PL, seguidos por Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Pode) – com 7% e 6%, respectivamente -, João Doria (PSDB), André Janones (Avante) e Simone Tebet, com 2%, 2% e 1%; além de Eduardo Leite (ainda PSDB, mas cortejado pelo PSD) com 1%. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou. Eleitores que optaram por brancos e nulos somaram 6%, indecisos ficaram com 4%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06693/2022. Foram ouvidas 2 mil pessoas, em entrevistas presenciais, entre os dias 10 e 13 de março.A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Na rodada de março, a sondagem não garante a decisão no primeiro turno. Em uma nova votação com os dois melhores colocados, Lula venceria em todos os cenários apresentados, contra Bolsonaro (54% x 32%), Sérgio Moro (53% x 26%), Ciro Gomes (51% x 23%), João Doria (56% x 15%) e Eduardo Leite (57% x 15%). Fontes: CNN Brasil e Metrópoles

Por bahia.ba