Convenção partidária da legenda acontece na segunda-feira e vai escolher outros componentes do diretório em Alagoas


Renan Calheiros segue na presidência do MDB em AL e a convenção terá a presença do governador Renan Filho - Foto: Assessoria

O senador Renan Calheiros (MDB) seguirá como presidente da legenda em Alagoas. A confirmação está agendada para segunda-feira (7), quando integrantes da sigla se reúnem para deliberações alusivas à convenção partidária. A reportagem da Tribuna Independente recebeu a confirmação do MDB que Calheiros continua no comando da sigla.

Na oportunidade, a convenção estadual do MDB também vai escolher quem serão os filiados que irão compor o diretório da legenda em Alagoas. A assessoria do MDB, no entanto, não adiantou os nomes. A convenção está agendada para acontecer das 9h às 15h, em Mangabeiras, em Maceió.

Na pauta, além dos membros do diretório estadual, serão escolhidos ainda os membros da Comissão de Ética e os delegados à convenção nacional; bem como os membros do diretório estadual dos núcleos Mulher e Juventude do MDB em Alagoas. Devem comparecer ainda o governador Renan Filho, deputados federais e estaduais filiados ao partido. A convenção será realizada seguindo todas as regras sanitárias vigentes de combate à Covid-19.

O governador Renan Filho estará presente, mas não é esperado nenhum anúncio sobre a disputa das eleições de outubro. Renan Filho, entretanto, continua percorrendo os municípios alagoanos em agenda de trabalho, entregas e anúncios de investimentos.

Em recentes entrevistas à imprensa, o governador tem destacado que o MDB defende seu nome para ser candidato ao Senado, porém esta decisão está sendo construída tanto com o partido quanto com sua base de apoiadores, que são prefeitos, deputados estaduais e federais.

“Eu estou para tomar essa decisão ainda. É o que o meu partido deseja e eu vou conversar com Luciano Barbosa [prefeito de Arapiraca], Paulo Dantas [deputado estadual], com o senador Renan e com os prefeitos alagoanos do meu partido”, afirma o chefe do Poder Executivo.

Renan Filho ressalta que tem andado pelo estado entregando obras, mas o movimento não está relacionado à campanha eleitoral. “Isso não é uma peregrinação. O meu governo sempre foi assim, viajando pelo interior, entregando obras. Não descansei nem por um mês. Meu mandato foi percorrendo o estado e não vou parar até o último dia”, garantiu Renan Filho quando esteve em Arapiraca há duas semanas.

Novamente, a reportagem da Tribuna Independente vem tentando contato com o governador Renan Filho para repercutir assuntos relativos à possibilidade de ser ou não candidato ao Senado, mas não há êxito. A Tribuna também tentou contato com o senador Renan Calheiros, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno.

Além de defender Renan Filho para o Senado, o MDB também projeta conseguir na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), eleger o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) para ser o governador-tampão, caso o chefe do Poder Executivo renuncie seu mandato até abril.

Dantas tem acompanhado o governador em diversas agendas, seja pela capital Maceió ou pelos municípios do interior. O deputado estadual chegou a informar à Tribuna Independente que seu nome está à disposição tanto para governar Alagoas este ano e também ser o candidato do partido nas eleições.

No entanto, o parlamentar reforça que esta não é uma decisão exclusivamente sua e depende da renúncia de Renan Filho.

Por tribunahoje.com