Divulgação

 

Os veículos apreendidos em Paulo Afonso já possuem pátio destinado para a guarda pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran/Bahia). O convênio com a empresa responsável foi publicado no Diário Oficial do Estado, com funcionamento 24 horas, atendendo as autuações da Polícia Rodoviária, Polícia Militar, como também o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).


De acordo com o secretário de Administração, Cléston Andrade, o convênio é do Estado com uma empresa terceirizada e Paulo Afonso, por ter o trânsito municipalizado, adere obrigatoriamente à medida. “Não é uma ação do município, é do Estado, e obrigatoriamente a gente vai ter que cumprir”.


Ele ressalta que o pátio é um ganho muito grande para a organização do trânsito do município. “O convênio vem com uma solução para ordenar o trânsito de Paulo Afonso. Muitas vezes o agente de trânsito fazia uma notificação, mas ficava sem poder remover o veículo porque não tinha como fazer o reboque. Hoje com o convênio, isso será sanado porque vai evitar carros estacionados de forma irregular, carro no lugar de moto e moto no lugar de carro; porque na medida que o agente de trânsito chega e percebe o ato infracional, e ele for precedido da medida administrativa, a gente vai ter que acionar o guincho para fazer o reboque”, diz Cléston. 


Andrade explica que o pátio fica localizado próximo a unidade prisional e a partir do momento que o veículo é rebocado, o infrator tem que pagar para retirá-lo. Ele enfatiza que se o veículo tiver alguma anormalidade, como por exemplo farol queimando, pára-brisa trincado, entre outros, a liberação do pátio só acontece  se tudo estiver regularizado, inclusive o pagamento do IPVA. 


“Isso acaba fazendo com que a população se policie a não cometer as infrações corriqueiras. Quando o carro é levado para o pátio há um valor considerável, uma vez que se soma o valor da diária que o veículo vai permanecer e o valor do reboque. Quando você começa a somar as infrações acaba pagando um valor exorbitante e se no prazo de 90 dias você não regularizar o veículo vai para leilão”, fala.


Cléston enfatiza ainda que os veículos que se encontram abandonados em vias públicas, também serão recolhidos.  -