Governador cresce e ultrapassa os 30%; Rui empata com Rodrigo, que perde dois pontos.



A liderança da pesquisa do Instituto DataSensus segue com o governador Paulo Dantas (MDB) que cresceu 4 pontos e ultrapassou os 30,7% de intenções de voto à reeleição. Os números reforçam os levantamentos anteriores, que mostravam o crescimento do candidato a reeleição. Estagnado em segundo lugar aparece o senador Fernando Collor (PTB) com 18,6%.

Sofrendo com denúncias contra o seu principal aliado, o deputado federal Arthur Lira, o senador Rodrigo Cunha (UB) voltou a cair, perdendo mais de dois pontos desta vez e está com 15,5%. Em fevereiro, ele era líder isolado da DataSensus com 31% e desde então segue em queda livre, acentuada com a entrada de Collor no final de junho. 

Rui Palmeira (PSD) aparece em quarto colocado com 12%, mantendo a mesma situação da pesquisa anterior. O professor Cícero Albuquerque (PSOL) pontuou com 1,5%. Não sabe ou não opinou são 14% e brancos ou nulos 7,7%. 


Esse é o primeiro levantamento após a saída da assistente social Mônica Carvalho (Solidariedade) e do ex-deputado Regis Cavalcante (Cidadania) da corrida eleitoral. Para a coleta foram realizadas 5.032 entrevistas em 101 municípios entre os dias 29 e 30 de julho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 1,4%. Número de identificação na Justiça Eleitoral: AL-03104/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral BR-07596/2022.


SEGUNDO TURNO

Nos cenários desenhados para o segundo turno, Paulo vence Collor por 53% a 30%; Se o adversário for Rodrigo Cunha, o governador seria reeleito com 47% enquanto o adversário teria 32%, brancos e nulos somam 8,9%e indecisos somam 13,6%. Com Rui Palmeira, Paulo marca 48,2% e o ex-prefeito fica com 30,5%.


Para o Senado, o ex-governador Renan Filho (MDB) que apoia a reeleição de Paulo Dantas lidera com 56,8% na estimulada. O segundo colocado é o deputado Davi Davino Filho (Progressistas) com 18,5% e que está na chapa do senador Rodrigo Cunha. Mário Agra (PSOL) tem 2,6%. Brancos e nulos somam 8,7% e não sabem 13,4%. Este também é o primeiro levantamento sem os nomes de Ronaldo Lessa (PDT) que aceitou ser o vice de Paulo e do deputado Antonio Albuquerque (PTB) que decidiu disputar mais um mandato na Assembleia Legislativa.