Em nota, Movimento também reforça apoio à candidatura de Lula para presidente, e a necessidade de construir nesse período uma ampla experiência de diálogo, trabalho de base, luta e organização popular

Card: MST/AL

Da Página do MST


Ao se aproximar do início das campanhas eleitorais, o MST em Alagoas torna pública a posição do Movimento ao apoio das candidaturas de Paulão, para Deputado Federal, e Ronaldo Medeiros, para Deputado Estadual. Ambos candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT), disputam a reeleição em 2022.


A Nota reforça ainda a posição do Movimento na candidatura de Lula para presidente da república, bem como a necessidade de construir ao longo do processo eleitoral, uma ampla experiência de diálogo, trabalho de base, luta e organização popular.


“Organizar a esperança e resgatar a alegria popular, passa necessariamente pela nossa capacidade de fortalecer com as eleições de 2022, candidaturas comprometidas com o povo, que acumulem para a retomada de direitos e para a transformação da vida concreta daqueles e daquelas que verdadeiramente constroem esse país”, destaca trecho da Nota.


Confira a Nota na íntegra:

Organizar a esperança e resgatar a alegria em Alagoas e no Brasil: MST com Lula, Paulão e Ronaldo Medeiros

Temos vivenciado no último período uma avalanche de ataques aos direitos e à vida do povo brasileiro. Um tempo marcado pela violência, pelo desrespeito, pela desinformação e pelo ódio gratuito. Onde as privatizações e a ausência do Estado dão o ritmo ao caminhar do país que já caminha para trás, numa verdadeira marca do retrocesso que escancara a falta de prioridade na população, no desenvolvimento e na soberania nacional. Marcas que vivemos desde o Golpe de 2016!


Bolsonaro trouxe com seu governo um dos piores momentos da história do país, traduzido no aumento do preço dos alimentos e no custo de vida, na volta da fome à vida do povo, nos altos índices de desemprego ou de emprego precarizado, além da irresponsabilidade na condução do Brasil na crise sanitária causada pelo vírus da Covid-19. Somado aos desmontes das políticas públicas em especial da saúde e educação.


Sabemos que a necessidade real de mudança desse cenário no país, dando um fim no Governo Bolsonaro e construindo um novo capítulo na história do Brasil, perpassa pela organização e luta do povo brasileiro nos seus locais de trabalho, estudo e organização da vida, seja nas periferias ou comunidades rurais pelos quatro cantos do país.


Mas sabemos ainda do papel e da centralidade das eleições de 2022, como parte do processo de transformação que queremos construir no país. Oferecendo possibilidades reais de mudança na correlação de forças e dando um passo à frente na disputa de rumos para o Brasil no próximo período.


É nesse cenário que o MST se posiciona as eleições de 2022 como parte prioritária da sua tática política desse tempo, na perspectiva de que ela contribua com a organização da classe trabalhadora, mas aprofunde o debate de disputa e construção de um novo projeto de país, abraçado pelos brasileiros e brasileiras, derrotando Bolsonaro e destruindo as ideias bolsonaristas.


Porém, a mudança do presidente não é suficiente para desfazer os retrocessos vividos pelo país no último período, precisamos de uma ampla bancada progressista que dê conta de apresentar as verdadeiras demandas que tocam a realidade do povo brasileiro, na Câmara, no Senado e nas Assembleias Legislativas.


Nessa compreensão, o MST em Alagoas reafirma a disposição de luta e organização popular na tarefa das eleições, ampliando o diálogo e fortalecendo a politização desse processo. Seguiremos na construção da campanha que levará Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República, como síntese dos anseios do povo brasileiro e parte essencial da derrota de Bolsonaro e sua corja.


E em Alagoas apontamos coletivamente, após debate em nossa instância de coordenação, a necessidade de encamparmos a campanha pela reeleição de Paulão, para Deputado Federal, e de Ronaldo Medeiros, para Deputado Estadual. E queremos que com a reeleição de ambos, possamos construir uma trincheira de luta e resistência na Câmara e na Assembleia Legislativa de Alagoas.


Organizar a esperança e resgatar a alegria popular, passa necessariamente pela nossa capacidade de fortalecer com as eleições de 2022, candidaturas comprometidas com o povo, que acumulem para a retomada de direitos e para a transformação da vida concreta daqueles e daquelas que verdadeiramente constroem esse país.


É essencial a construção dos Comitês Populares em todos os municípios em que estamos organizados, bem como no fortalecimento da unidade com as organizações, movimentos e ações coletivas que pautem a politização desse processo eleitoral, rumo à vitória de Lula, Paulão e Ronaldo Medeiros.


Vamos juntos, juntas e juntes pelo Brasil e por Alagoas.


Essa luta é nossa!


Alagoas, agosto de 2022


Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST