Em conversas privadas, o ministro afirma que já comunicou tais críticas ao próprio parlamentar

Foto: Marri Nogueira/Agência Senado



Em meio ao crescente ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, atribui ao deputado federal Aécio Neves (PSDB) a culpa pelo início do descrédito à confiabilidade das urnas eletrônicas no país.

De acordo com apuração de Igor Gadelha, no portal Metrópole, em conversas reservadas com aliados, o magistrado tem apontado que ao pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) auditoria das eleições de 2014, após ser derrotado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ele “abriu a porteira” para os questionamentos ao sistema.

Na ocasião, quando o próprio Toffoli presidia o TSE, a coordenação jurídica da campanha de Aécio pediu a criação de uma comissão para auditar o sistema que apura e conta os votos. No ano seguinte, a auditoria contratada pelo PSDB constatou que não houve fraude nas eleições.

Para o ministro do Supremo, a atuação de Aécio Neves e de seu partido foi um “erro”, que acabou contribuindo para rachar e enfraquecer o PSDB, que pela primeira vez desde a redemocratização, não terá candidato próprio na corrida pelo Palácio do Planalto.

Segundo a coluna, nas conversas privadas Toffoli afirma ainda que já fez estas críticas diretamente ao deputado mineiro.


Por: bahia.ba