“Eles estão sendo monitorados e a preocupação é com a tentativa de atitudes maiores”, disse ainda

 

Ataques terroristas de bolsonaristas.Créditos: Twitter/Reprodução



O jurista Fernando Fernandes afirmou no programa Fórum Onze e Meia, nesta quinta-feira (15), que mercenários que vieram da guerra da Ucrânia estariam agindo infiltrados nos acampamentos bolsonaristas.

“Nos foi revelado, a mim e ao Lênio Streck, que profissionais que já estão identificados estão infiltrados nos acampamentos, profissionais de caos, mercenários, que vêm, inclusive da guerra da Ucrânia”, afirmou o jurista.

“Você vê nos vídeos, pela rapidez com que tocam fogo nas coisas, isso não é fácil, não é uma atitude de amador”, alerta. “Eles estão sendo monitorados e a preocupação é com a tentativa de atitudes maiores”, destaca Fernandes.

O jurista afirma ainda: “lógico que eu não acho que eles conseguirão colocar em risco a nossa democracia, mas estão gerando um terrorismo que tem como objetivo tentar justificar ações golpistas por parte do Estado”.

Garantia da Lei e da Ordem

Lênio Streck, por sua vez, lembra que o feitiço pode virar contra o feiticeiro. “Pode-se usar uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) contra eles. Eles pedem intervenção federal. Eu vou explicar a eles o que é uma intervenção federal”, ironizou.

Lênio explica que quando uma ordem judicial não está sendo cumprida, se há, por exemplo, um motim de uma determinada força policial, nesses casos, o Estado pode usar a GLO. “Até o Supremo Tribunal Federal (STF) pode pedir uma intervenção federal se uma ordem sua não estiver sendo cumprida, se um Tribunal estiver sendo atacado. O Executivo pode pedir também”, lembrou.

“Creio que nada disso é necessário, já que tudo pode ser resolvido rapidamente, aliás tudo já poderia ter sido resolvido se o Ministério Público, na primeira estrada fechada, tivesse tomado as suas providências, nada disso estaria acontecendo”, encerrou.

Veja o vídeo abaixo: