Moraes citou o combate travado pela Justiça Eleitoral contra a desinformação nas redes sociais em eleições passadas

Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, alertou que o uso de inteligência artificial para a disseminação de fake news é uma das principais ameaças ao processo democrático. Nesta quarta-feira (22), ele defendeu que sejam colocados limites ao uso desse tipo de tecnologia durante as eleições.,

Moraes citou o combate travado pela Justiça Eleitoral contra a desinformação nas redes sociais em eleições passadas. "Temos a partir de agora um desafio maior, o combate à desinformação veiculada nas redes sociais com uso de inteligência artificial, isso é extremamente perigoso”, afirmou. 

A declaração de Moraes foi feita na palestra de abertura do seminário "Desinformação nas Eleições: abordagens do Brasil e da União Europeia", na sede do TSE, em Brasília. O seminário segue durante a tarde desta quarta-feira (23), com painéis sobre o marco regulatório no Brasil e na União Europeia e as boas práticas no combate à desinformação em processos eleitorais.

Marian Schuegraf, embaixadora da delegação da União Europeia no Brasil, disse que a abordagem europeia se guia pela aplicação dos direitos humanos ao ambiente digital da mesma maneira que é aplicado ao mundo fora da internet. Ela afirmou ainda que o foco atual é no combate à interferência eleitoral vinda de além de nossas fronteiras.



Por: Metro 1