Close Menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias do nosso portal de forma rápida no sem e-mail.

    Instagram Facebook YouTube WhatsApp
    • Política de privacidade
    • Contato
    quarta-feira, 12 de agosto de 2026
    Instagram Facebook YouTube WhatsApp
    Portal Júnior PadãoPortal Júnior Padão
    • HOME
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • EDUCAÇÃO
    • CULTURA
    • COTIDIANO
    • ESPORTES
    Portal Júnior PadãoPortal Júnior Padão
    Início » Paulo Afonso precisa agir: já passou da hora de o município assumir a responsabilidade pela causa animal
    SOCIEDADE

    Paulo Afonso precisa agir: já passou da hora de o município assumir a responsabilidade pela causa animal

    Ednaldo JúniorPor Ednaldo Júnior12 de agosto de 2026Nenhum comentário
    Facebook WhatsApp Telegram Copy Link
    Street dogs having an afternoon nap.

    Já passou da hora de o município de Paulo Afonso apresentar um plano emergencial para enfrentar o problema dos animais abandonados nas ruas. Na minha avaliação, não é mais possível tratar essa situação como algo secundário ou simplesmente transferir toda a responsabilidade para uma ONG.

    Tenho percorrido a cidade e, em diferentes pontos, é possível observar uma grande quantidade de cães abandonados, muitos deles em situação de vulnerabilidade, feridos ou vítimas de maus-tratos. O problema também passou a envolver a segurança da própria população, já que há locais onde animais circulam em grupos e acabam atacando pessoas.

    Defendo que o município assuma efetivamente sua responsabilidade e implante, ainda que de forma provisória e emergencial, um serviço público de recolhimento, acolhimento e atendimento veterinário para animais abandonados, feridos ou vítimas de maus-tratos. Não se trata apenas de uma questão de proteção animal, mas também de saúde pública, segurança e respeito à vida.

    Também considero fundamental que o Ministério Público avalie a adoção das medidas cabíveis para cobrar do município uma solução concreta. Entre essas medidas, está a possibilidade de buscar junto à Justiça a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), estabelecendo obrigações, prazos e ações que garantam atendimento adequado à população animal.

    Não podemos continuar assistindo ao crescimento desse problema enquanto a responsabilidade é empurrada de um lado para o outro. Uma ONG pode e deve ser parceira, mas não pode carregar sozinha uma obrigação que também envolve o poder público.

    Paulo Afonso precisa de planejamento, responsabilidade e uma política pública permanente para a causa animal. E, diante da situação que estamos vendo nas ruas, acredito que não há mais espaço para esperar: é preciso agir agora.

    destaque
    Ednaldo Júnior

    Ednaldo Francisco da Silva Júnior, jornalista, professor e escritor. Entusiasta de literatura, cinema, artes e filosofia.

    Adicione um comentário
    Deixe uma resposta Cancel Reply

    O que está em alta...

    Salvador recebe terceira edição do Raul Vive com shows gratuitos no Rio Vermelho

    12 de agosto de 2026

    Paulo Afonso precisa agir: já passou da hora de o município assumir a responsabilidade pela causa animal

    12 de agosto de 2026

    Justiça determina que Município de Glória regularize gestão da Saúde após pedido do MPBA

    10 de agosto de 2026

    Pastor Josué Brandão declara apoio a Neto Coelho e fortalece pré-campanha à Câmara Estadual

    7 de agosto de 2026
    Faça seu anúncio aqui
    Faça seu anúncio aqui
    Faça seu anúncio aqui
    Portal Júnior Padão
    Instagram Facebook YouTube WhatsApp
    • Home
    • Política de privacidade
    • Contato
    © 2026 Copyright – Todos direitos reservados.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.