Ontem, dia 28 de julho, Paulo Afonso comemorou 54 anos de emancipação política e, como sempre, as comemorações se deram em torno de um cansativo e retrógrado desfile cívico e, talvez pelo fato de ser este um ano eleitoral, foram oferecidas ao público apresentações musicais de alguns artistas locais na famosa praça do milhão. Diz a sabedoria popular: “aproveite a sorte enquanto ela está a seu favor” e ela, de fato, no quesito faça alguma coisa pelo povo, só está a nosso favor em ano eleitoral.

Um dos maiores cantores pauloafonsinos, Fredson nos brindou com um maravilhoso repertório de clássicos da MPB ao fazer um tributo a dois dos maiores nomes da nossa música: Raimundo Fagner e Zé Ramalho provando, se é que precisa ainda provar alguma coisa para alguém, que ele, Fredson, é igual a vinho: quanto mais velho...melhor!

Um dos maiores guitarristas do Brasil, Luciano Magno sucedeu Fredson no palco e nos deliciou com sua apurada e refinadíssima técnica ao fazer uma homenagem a Caetano e Gil pela passagem dos 70 anos dos talentosos baianos criadores da tropicália.

Mas apesar de Luciano Magno e Fredson, dois dos maiores nomes da cena musical de Paulo Afonso, o público ficou abaixo das expectativas e a resposta para tal está na massificação da música de baixa ou nenhuma qualidade imposta pelos cúpidos meios de comunicação.

O resultado dessa massificação da subcultura ficou muito claro no evento que aconteceu em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga no Centro de Cultura Lindinalva Cabral momentos antes das apresentações na praça. O pesquisador da vida e obra de Luiz Gonzaga, Wilson Seraine, encantou o minguado público que ali compareceu com inusitadas histórias e pitorescas passagens da vida do Rei do Baião. Aliás, nem mesmo o prefeito Anilton Bastos compareceu a tão belo e cultural evento nem tampouco enviou qualquer representante.

Palmas exaustivas para o escritor João de Souza Lima que, sozinho, organizou, produziu e divulgou tão belo evento, mas que pela letargia cultural reinante em nosso município não pode contar com a presença do público, inclusive com a do prefeito.