Apesar de ainda ser muito cedo para falar sobre sucessão municipal, os bastidores políticos já começam a especular a respeito de possíveis candidaturas. O prefeito Anilton Bastos por enquanto não deixou transparecer preferência por nenhum nome para sucedê-lo, mas alguns dos seus aliados não escondem o desejo de assumir a cadeira do Executivo Municipal.

Nomes como o do procurador Geral do município, Flávio Henrique Magalhães Lima, o do presidente da Câmara Petrônio Nogueira e o do deputado estadual Paulo Rangel (PT) despontam como possíveis candidatos que disputariam o pleito sob a tutela do alcaide.

Flávio Henrique é insípido e não goza de qualquer simpatia popular. Seria um verdadeiro fardo para o atual prefeito carregar, logo me parece carta fora do baralho.

Paulo Rangel é aliado de última hora e nunca teve densidade eleitoral em Paulo Afonso, Anilton teria que se desdobrar, pois sua posição hoje não é tão confortável como já fora outrora, além de que o partido do deputado está rachado em Paulo Afonso e isso conta negativamente.

Petrônio Nogueira obteve uma expressiva votação para vereador nas últimas eleições com 2.608 votos, todavia uma eleição majoritária exige muito mais esforços, além de carisma qualidade esta que não parece ser o forte do vereador, entretanto o presidente da Câmara conta a seu favor com uma longa e duradoura amizade com o prefeito.

Pela oposição aparecem nomes como o do ex-prefeito Paulo Barbosa de Deus e o do atual presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. Outro nome especulado pela imprensa é o do médico cardiologista Dr. Aristósteles Paiva Ferreira.

Paulo Barbosa de Deus apesar de ser um nome de forte apelo popular enfrentará pela primeira vez em Paulo Afonso uma candidatura sem o apoio da máquina administrativa. Ainda conta em seu desfavor o fato de ter renunciado ao seu mandato como prefeito em 2004 para candidatar-se à cadeira executiva do município sergipano de Canindé do São Francisco, demostrando uma insaciável sede pelo poder.

Apesar da boa votação que obteve enquanto candidato a deputado estadual no pleito do ano passado, Dernival Oliveira terá uma imensa dificuldade financeira para prover sua campanha, haja vista que o Partido Progressista, legenda a qual pertence, encontra-se no centro dos escândalos da operação Lava Jato.


O Dr. Aristósteles Paiva, que carrega como bandeira a implantação da Unidade de Terapia Intensiva, conta com a vantagem de ser médico o que por essas bandas de cá pesa bastante, pois todos os médicos que aqui já se candidataram a algum cargo eletivo sempre se elegeram até mesmo Luiz Aureliano.