O ex-prefeito afastado de Canapi, Celso Luiz Tenório Brandão, o Celso Luiz (PMDB), foi preso durante uma operação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (12) em Maceió. A informação foi confirmada pela 11ª Vara da Justiça Federal, em Santana do Ipanema, que expediu o mandado de prisão.
A PF informou que deflagrou nesta manhã a Operação Deusa da Espada, que é a segunda fase da Operação Triângulo das Bermudas, para cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva. Até as 10h50, três haviam sido cumpridos, mas os nomes dos presos não foram divulgados.  

A operação, de acordo com a PF, tem como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por um prejuízo de R$ 17 milhões ao antigo FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) e de outros programas do governo federal na área de educação, entre 2015 e 2016.

As investigações apontam que, além dos crimes apurados na primeira fase da operação, o desvio de dinheiro público continuou acontecendo na gestão do vice-prefeito, Genaldo Soares Vieira (PT do B), que assumiu o Executivo após o afastamento do prefeito.

A PF informou que são alvos dos mandados de prisão o ex-prefeito afastado, o ex-prefeito em exercício e dois ex-secretários municipais que também participaram dos desvios.  

Outras investigações

Celso Luiz também vinha sendo investigado desde 2016 por denúncias de participação em um esquema criminoso de falsos contratos com a prefeitura para abastecer a população com água por meio de carros-pipa. O problema é que os contratados nunca foram donos de caminhões. 
 
Em abril, uma reportagem do Fantástico mostrou o drama de pessoas pobres, moradores da cidade, que foram usadas como laranjas nas contratações fraudulentas. A suspeita é de que os desvios tenham causado prejuízo de R$ 27 milhões à prefeitura de Canapi.


Do G1 AL