A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) recebeu autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional de Águas (ANA) para executar novo teste de redução da vazão das usinas de Sobradinho (BA) e de Xingó (SE), no Rio São Francisco, até o limite de 600 m³/s.

O objetivo da medida é garantir o uso múltiplo das águas do Rio São Francisco no Nordeste, com prioridade no abastecimento humano e produção de alimentos, tendo em vista o esvaziamento que vem sofrendo o Reservatório de Sobradinho, o maior da Região, em decorrência das condições hídricas críticas que têm ocorrido nos últimos cinco anos.

O referido teste será realizado de forma gradual, de acordo com as seguintes etapas:

Hoje, foi iniciada a primeira etapa da operação, reduzindo a vazão de 700 m³/s para 650 m³/s apenas na UHE Sobradinho.

A segunda etapa será realizada a partir de 22 de maio de 2017, estendendo também, a redução da vazão de 700 m³/s para 650 m³/s na UHE Xingó.

E a terceira etapa será realizada a partir de 29 de maio de 2017, reduzindo a vazão de 650 m³/s para 600 m³/s nas UHE Sobradinho e Xingó. 

Ressalta-se que a vazão nas citadas usinas permanecerá no patamar de 600 m3/s até novas orientações dos órgãos competentes.