O Diário Oficial da União publicou na edição desta terça-feira (20) a resolução da  Agência Nacional de Águas (ANA) de restringir uso das águas da Bacia do São Francisco às quartas-feiras. A restrição vale até 30 de novembro e não vale para situações em que o uso da água seja destinado ao consumo humano e animal.
De acordo com a ANA, trata-se de uma “medida adicional para preservar os estoques de água nos reservatórios” da bacia, que abrange os estados da Bahia, Minas Gerais , Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Quem não cumprir as medidas de restrição cometerá infração e ficará sujeito à aplicação de penalidades, como multas, embargos, lacres e apreensão de equipamentos.
Seca – Ainda segundo a agência, desde o início de junho, a vazão média diária de defluência, autorizada nos reservatórios de Sobradinho e Xingó, é da ordem de 600 m³/s – o menor patamar já praticado. Desde 2011, os registros de chuva estão abaixo da média, o que resultou na redução dos estoques de água armazenados.
A ANA informa que, em 11 de junho, o volume de três reservatórios (Três Marias, Sobradinho e Itaparica) estava em 18,6%. No mesmo período, em 2016, o represamento era de 29,21%.

A fim de preservar os estoques, a ANA tem, desde 2013, autorizado a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a reduzir a vazão mínima média dos reservatórios de Xingó e Sobradinho, o maior da bacia, com volume útil de 28 bilhões de metros cúbicos (m³) e capacidade para armazenar 34 bilhões de m³.