Animais abandonados proliferam pelas ruas de Paulo Afonso

Muitos os ignoram, outros sentem dó e existem ainda aqueles que nem os enxergam. Mas eles estão ali e por toda a parte. No município de Paulo Afonso, cães e gatos estão por todas as partes. E eles se encontram nessas condições porque foram abandonados e, na maioria das vezes, pelos próprios donos. Esses animais se reproduzem rápido e sem um controle populacional se tornam um problema de saúde pública. É ai onde o setor de zoonoses da prefeitura patina.  

A prefeitura de Paulo Afonso já deveria ter entre suas ofertas de trabalho um Castramóvel – serviço itinerante gratuito de castração de cães e gatos.  Os mesmo macaanismos que  utilizam para trazer o Maria fumaça (que pra mim não surte o efeito esperado na relação com o combate ao mosquito trasmissor da dengue, poderia igualmente trazer o Catramóvel. A castração é importante para o controle da reprodução desordenada dos animais, o que gera alto risco de abandono dos bichos como se ver nas ruas do centro e nos bairros.


No centenário e na Vila Nobre, principalmente.  “Além disso, evita-se a proliferação de zoonoses nocivas à saúde humana e animal, como a hidrofobia (raiva), trazendo benefícios à saúde das pessoas e de outros animais. A esterilização também reduz a agressividade e diminui consideravelmente o hábito, geralmente mantido pelos machos, de urinar em locais inadequados para marcar território”.

Por Bob Charles
Animais abandonados proliferam pelas ruas de Paulo Afonso Animais abandonados proliferam pelas ruas de Paulo Afonso Reviewed by Ednaldo Júnior on 09:50 Rating: 5

Nenhum comentário