Por Bob Charles

O Hospital Nair Alves de Souza, maior porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Norte do estado da Bahia, enfrenta um grave problema de superlotação que tem obrigado os médicos a atender os pacientes de forma improvisada na unidade. Ontem havia várias pessoas aguardando atendimento em macas instaladas nos corredores.
A ausência de investimento na unidade saúde contribue com o quadro.  “Não se investiu nada ao longo de 20 anos e realmente não há como atender tanta gente ao mesmo tempo. 
Um dos principais fatores da superlotação é a elevada procura de moradores de cidades vizinhas. O hospital acolhe além das cidades da região Norte do estado, pacientes dos estado de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. “Os municípios da região preferem investir em ambulâncias para trazer a população ao HNAS que brigar por novos leitos”.

Além disso, parte da população de Paulo Afonso procura o hospital para resolver problemas simples que podem ser solucionados nas unidades básicas de saúde. “Isso atrasa o atendimento de pessoas em estado mais crítico.