No dia 30 de Agosto/2017, a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, realizou eleições para a escolha dos seus novos diretores para o biênio 2017/2019.
A apuração dos votos foi feita pelo presidente Professor Francisco Araújo Filho, na presença dos membros Maria do Socorro Araújo do Nascimento, Antônio Galdino da Silva, Sandro José Gomes e do radialista Tiago Santos, da Rádio Betel. A chapa Letras Sertanejas foi eleita com 9 dos 11 votos possíveis. As duas abstenções foram justificadas por motivo de saúde e de viagem dos membros votantes.
Os novos diretores eleitos foram:
Antônio Galdino da Silva (Cadeira Nº 14) - Presidente
João de Sousa Lima (Cadeira Nº 6) - Vice-presidente
Maria do Socorro Araújo Nascimento (Cadeira Nº 5) - Secretária Geral
Jovelina Maria Ramalho da Silva (Cadeira Nº 12) - 2ª Secretária
Sandro José Gomes (Cadeira Nº 03) - Tesoureiro
Francisco Araújo Filho (Cadeira Nº 1) - 2º Tesoureiro
A posse da nova diretoria da ALPA será realizada em solenidade no Memorial Chesf Paulo Afonso no dia 14 de Setembro, às 19 horas.

A Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA foi criada em 20 de Novembro de 2005 depois de grande esforço dos seus fundadores, tendo à frente os professores e escritores Francisco Araújo Filho, José Fernando Silva e Sandro José Gomes.
Desde Abril de 2016 passou a ocupar a Sala Euclides Batista Filho na Casa da Cultura de Paulo Afonso, onde também se utiliza do seu auditório para suas reuniões ordinárias e eventos promovidos por essa instituição.

O quadro atual da ALPA é formado por 15 membros dos quais 2 são honorários e 2 correspondentes (pauloafonsinos com residência em outro município), sem direito a voto.
Após a proclamação dos resultados o professor Galdino falou:

“Agradeço a cada um dos que votaram no meu nome para conduzir esta instituição nos próximos dois. A unanimidade dos votos dos presentes representa também grande responsabilidade nesta gestão que desejo compartilhar com todos os membros da ALPA. O meu Deus, que permitiu esse resultado, porque ele é maior que os meus problemas, vai me dar saúde e forças para realizar, com cada um dos membros, parceiros e companheiros de caminhada, os muitos projetos que esperamos concretizar ou encaminhar nesse tempo”.


“A nova diretoria tem por propósito inicial rever o atual estatuto da ALPA, promover a admissão de novos sócios, realizar palestras, seminários e eventos periódicos e interagir junto instituições públicas e privadas para maior apoio à publicação de livros, revistas e periódicos da ALPA e de escritores de Paulo Afonso, além de também interagir com os colégios, universidades e instituições irmãs da região no sentido de promover um melhor relacionamento entre os escritores e os estudantes e entre estas instituições”, concluiu o novo presidente da ALPA, Professor Antônio Galdino.