Antônio Galdino é empossado presidente da ALPA

Era uma quinta-feira, 19 horas do dia 14 de Setembro de 2017 quando o Memorial Chesf de Paulo Afonsocomeçou a receber o grande público que logo lotou as instalações do seu auditório de 156 lugares. Muitos, dezenas de outros, ficaram em pé, somando cerca de 200 pessoas para assistirem a dois eventos em um só: a posse da nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonsoe o lançamento do livro Paulo Afonso e a Vila Poty, histórias não contadas, do acadêmico João de Sousa Lima.
 O evento foi prestigiado também por dois ilustres defensores da cultura no Nordeste.
Do Recife veio o pauloafonsino Edson Mendes, Secretário Geral da União Brasileira de Escritores - UBE, trazendo uma mensagem desta instituição que comemora em 2018, sessenta anos de vida intensa na defesa da cultura nordestina.
Da vizinha cidade de Santa Brígida, mas representando a Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano(ALAS) - o acadêmico, também pauloafonsino, Marcos Antônio Lima.
Na nova diretoria da ALPA foi empossado no cargo de presidente o acadêmico Antônio Galdino da Silva, professor, escritor, titular da cadeira Nº 14, recebendo o diploma das mãos do antigo presidente o professor, escritor Francisco Araújo Filho.
Antônio Galdino da Silva deu posse à sua diretoria que ficou assim formada:
João de Sousa Lima, empossado como vice-presidente da ALPA
Presidente – Antônio Galdino da Silva
Vice- Presidente – João de Sousa Lima
Secretária Geral – Maria do Socorro Araújo Nascimento
2ª Secretária – Jovelina Maria Ramalho da Silva
Tesoureiro – Sandro José Gomes
2º Tesoureiro – Francisco Araújo Filho.
 A ALPA possui atualmente 16 membros, sendo 11 efetivos, 3 correspondentes e 2 honorários.

Disse ainda o presidente Francisco Araújo, antes de passar o cargo ao novo presidente que, “durante todos esses anos a ALPA funcionou fazendo reuniões itinerantes, em vários lugares da cidade até que em Abril de 2016, o então Prefeito Anilton Bastos Pereira inaugurou antigo prédio do município, na Avenida Getúlio Vargas e ali instalou a Casa da Cultura de Paulo Afonso tendo a Academia de Letras uma sala que homenageia o escritor Euclides Batista Filho, falecido recentemente.”
Em seu discurso, o novo presidente da ALPA, Antônio Galdino da Silva, ressaltou “a importância dos valores culturais do município e pediu que as autoridades presentes tivessem um olhar especial para literatura, apoiando com programas do município a estes produtores culturais, tendo em vista que na história do município, de apenas seis décadas, mais de cinquenta autores já deixaram livros, em prosa e versos sobre esta região”.

A solenidade de posse da nova diretoria da ALPA teve ainda outros grandes momentos musicais com a participação do violonista Rafael di Oliveira executando clássicos da música brasileira e o Coral Chesf de Paulo Afonso, regido pelo maestro Sandro Rogério, que encerrou a sua apresentação neste evento contando a Oração de São Francisco, com o auditório todo de pé.
Antônio Galdino é empossado presidente da ALPA Antônio Galdino é empossado presidente da ALPA Reviewed by Ednaldo Júnior on 10:11 Rating: 5

Nenhum comentário