Ultimas Postagens

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Chesf alerta para proliferação de algas “de coloração diferenciada” nos reservatórios Moxotó e Itaparica

Por meio de Ofício Circular, datado de sexta-feira (15), a Chesf comunicou aos usuários o surgimento de floração algal nas águas do Lago de Itaparica, entre Pernambuco e Bahia, e do reservatório de Moxotó, em Jatobá. Segundo o documento, a Chesf realizou inspeção na área dos reservatórios e evidenciou a formação de várias áreas “de coloração diferenciada na superfície da água”. A coloração da água não foi especificada pela empresa.
A Chesf deslocou equipe para coletar amostras da água e peixes para análise do fenômeno.
As recomendações da Chesf foram de que todos os usuários, “notadamente os agentes dos serviços de abastecimento público”, tomem providências para minimizar “possíveis efeitos adversos às suas atividades ou à população”.
Atualmente, a vazão do rio São Francisco está reduzida para 550m³/s. Durante as reduções sucessivas da vazão, já foram registradas uma mancha escura, que desceu até o Xingó e provocou desabastecimento em algumas cidades de Alagoas, além de um fenômeno de águas verdes (cianobactérias) no Moxotó. Nas últimas semanas, foram intensificados os registros de alta mortandade de peixes em tanques-rede, especialmente no município de Nova Glória, na margem baiana do Lago de Itaparica, com altos prejuízos para os piscicultores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por: Mais Template - Designed By