As pessoas estão achando que a 2ª Vara Cível da Justiça Comum de nossa Comarca se encontra provida de juiz titular. Isto não é verdadeiro. O que temos são dois juízes designados, um deles da Comarca de Salvador e outra da Comarca de Muritiba, pois bem, a primeira responde remotamente, como juíza auxiliar e o segundo comparece a esta cidade, uma vez ao mês, por 04 ou 05 dias.

Antes de a então presidente do Tribunal de Justiça decretar esse arranjo para a nossa Comarca, quem respondia presencialmente pela 2ª Vara Cível era o Juiz Dr. Rosalino Almeida. É claro que o Dr. Rosalino Almeida não tinha como dar conta da Vara da qual é titular, que é a 1ª e ao mesmo tempo da 2ª Vara, cada com cerca de 10 mil processos, porém, ao menos tínhamos um juiz na Comarca para o advogado ou a parte se dirigir para falar do processo, pedir despacho ou decisão urgente. Agora ficou pior. É lamentável.

Em dezembro do ano passado, o advogado Isac de Oliveira encabeçou o “Movimento pró juiz para a 2ª Vara Cível de Paulo Afonso”, uma vez que como o Juiz Cláudio Pantoja, que já serviu esta Comarca na Vara Crime, deseja voltar para cá, e tem interesse na 2ª Vara Cível, basta a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia baixar Edital para remoção de juízes às Varas sem juiz titular, porém apesar do interesse do magistrado e da campanha feita, até o momento não houve nenhum retorno por parte do TJ Bahia.


Do Portal pa4.com.br