Do portal pa4.com.br

Uma prática corriqueira no meio político começa a ficar mais acentuada neste período pré-eleitoral. É a barganha de cargos públicos em que candidatos a deputado utilizam em troca de apoio político nos municípios.

Segundo informações de uma fonte do portal PA4.COM.BR ligada à Câmara Municipal de Paulo Afonso, uma mudança de posição do vereador Bero do Jardim Bahia (PT) resultou na exoneração do seu irmão, André Farias Faustino, o “Andrezinho” no cargo de Assistente na 6ª CIRETRAN.

A demissão ocorreu porque Bero não vai mais apoiar o deputado estadual Paulo Rangel (PT) que é o “dono” de alguns cargos estaduais na região, inclusive esse do Detran. Rangel mandou tirar o irmão do seu ex-aliado logo após o vereador anunciar que o deixaria para apoiar o ex-prefeito Anilton Bastos (Podemos).

Segundo a fonte, Anilton ainda tentou em Salvador impedir a exoneração, mas foi em vão, antes mesmo de voltar para Paulo Afonso, Bero já havia perdido o cargo do irmão.

A FILA ANDA


Buscando recuperar espaços que estão sendo perdidos, contando com a generosa ajuda do poder da máquina pública, Rangel logo tratou de cooptar um outro vereador para substituir Bero, e não foi difícil.

Fisgado pelos cargos vagos deixados pelo colega de bancada, o parlamentar do BTN Zé Carlos (PRB) não demorou muito em dá um sim a Rangel, e em troca, já está sendo contemplado com os mimos do Estado. Acaba de emplacar um cabo eleitoral no cargo do Detran, Flávio Barbosa de Lima, ele já foi inclusive nomeado com direito a publicação no Diário Oficial do Município. Veja abaixo.

Para não perder outros cargos espalhados em diversos órgãos estaduais em Paulo Afonso, o vereador Bero do Jardim Bahia espera agora que seus novos candidatos, Anilton Bastos e Luiz Caetano, convençam o governador Rui Costa a manter seus demais indicados, porém terão que derrotar Rangel nessa primeira ‘quebra de braço’ eleitoral.