A baixa aprendizagem no Brasil persiste. Dados divulgados no Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF) 2018 mostram que apesar da Educação no Brasil estar avançando, a quantidade de jovens alfabetizados ainda está muito abaixo do desejável. O estudo aponta que cerca de 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais. Entre os jovens de 15 a 24 anos, 12% são classificados como analfabetos funcionais.
Os dados do INAF foram discutidos no 2° Ciclo de Debates sobre Analfabetismo, realizado dia 28 de novembro em São Paulo. O evento, promovido pelo movimento Todos Pela Educação e pela instituição Conhecimento Social, contou com a participação de João Alegria, gerente geral do Futura. “No Brasil, a desigualdade no acesso escolar é um grande desmotivador para o jovem. A escola perdeu a capacidade de dialogar com o mundo ao seu redor, está dessincronizada do presente”, explicou.
Para compreender este cenário, o Futura exibe a série “Alfabetismo Brasil” — baseada nos dados divulgados pelo INAF 2018 —, que incentiva a reflexão ao mostrar uma ampla visão sobre o alfabetismo funcional entre os brasileiros de 15 a 64 anos. O primeiro episódio mostra como são construídos panoramas sobre o alfabetismo, por meio do estudo Inaf, e as especificidades de cada categoria da pesquisa, levando em consideração gênero, raça, região, religião, ocupação profissional e idade. Dirigida por Thiago Molina, a série tem oito episódios, disponíveis no Futura Play (futuraplay.org.br).