Cerca de 30 mil bebês nascidos em PE anualmente são de mães adolescentes

JC Online 

Filipe Jordão/JC Imagem
A cada ano, em Pernambuco, cerca de 30 mil bebês que vêm ao mundo são de mães adolescentes, aquelas que fazem parte da faixa etária entre 10 e 19 anos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em 2018, no Recife, onde se realiza aproximadamente 14,4 mil partos por ano, 13,4% das gestantes que deram à luz nas maternidades públicas da capital eram adolescentes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A atenção com esses números é retomada após um fato que chamou a atenção: tem apenas 14 anos a mãe do primeiro bebê nascido em maternidade pública do Estado este ano. Ele chegou ao mundo às 00h29 do dia 1º. O parto foi realizado no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), da Universidade de Pernambuco, na Encruzilhada, Zona Norte do Recife.
"A gestação na adolescência requer cuidados redobrados com a saúde emocional e física das jovens, especialmente quando acontece até os 14 anos, faixa etária em que elas ainda têm pouco amadurecimento para lidar com questões da maternidade", ressalta a psicóloga Luciana Souza Leão, que faz parte do Programa de Atenção à Gestante Adolescente (Progesta) do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Anualmente a iniciativa abre turmas de apoio para futuras mamães até 24 anos e até seis meses de gestação.

O depoimento da especialista remete ao suporte que precisa ser dado à gravidez nessa fase da vida, quando a emoção de gerar e ter um bebê se mistura com desafios para se permanecer estudando, ser compreendida pela família e ter ajuda para cuidar do filho. Para Luciana, as adolescentes também precisam de suporte para falar sobre seus desejos, medos e angústias num espaço em que se sintam acolhidas para lidar com questões relativas à saúde sexual e reprodutiva, sem tabus e longe de qualquer tipo de preconceito.
Cerca de 30 mil bebês nascidos em PE anualmente são de mães adolescentes Cerca de 30 mil bebês nascidos em PE anualmente são de mães adolescentes Reviewed by Ednaldo Júnior on 12:09 Rating: 5

Nenhum comentário