Suspeita é que homem assintomático que veio de São Paulo tenha transmitido a doença aos parentes


Onze pessoas de uma mesma família foram infectadas pelo novo coronavírus após um culto religioso na cidade de Senhor do Bonfim, no centro-norte baiano.
Segundo informações do jornal Correio, a celebração foi realizada na residência de um dos familiares, já que um decreto municipal proíbe os cultos em templos religiosos. O secretário de Saúde da cidade, Neto Guimarães, afirmou que uma única pessoa pode ter contaminado as demais: um homem assintomático que voltou de São Paulo após o fechamento das atividades econômicas.
A prefeitura estima que a contaminação tenha ocorrido há duas semanas, quando um grupo de evangélicos se reuniu no bairro de Alto da Maravilha. Os encontros aconteciam esporadicamente no período em que um decreto municipal proibia cultos em templos religiosos, a fim de conter o avanço do novo coronavírus. O decreto, que havia sido revogado com a flexibilização das medidas restritivas, voltou a valer na segunda-feira.
Segundo o boletim mais recente da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), a cidade tem 95 casos confirmados de covid-19, com um óbito. Desde o início da pandemia, em março, foram testadas 2.192 pessoas. A maioria dos casos positivos foi de pessoas do sexo feminino, cerca de 53% do total.