Conquista se deve à gestão dos últimos anos, que obteve o selo Pró-Gestão, aplicou nova avaliação atuarial e empreendeu esforços no ajuste fiscal e na implantação da reforma da previdência 

 

Texto de Lílian Tourinho


A Alagoas Previdência é destaque nacional mais uma vez. A autarquia alcança a 1ª colocação entre as previdências estaduais no Nordeste e a 4ª posição em nível nacional no Indicador de Situação Previdenciária de Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS), com classificação B, obtendo quatro notas A nos requisitos: Envio de Informações, Índice de Acumulação de Recursos, Índice de Cobertura Previdenciária e Classificação em Atuária. A classificação é fornecida pela Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia.

Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão – com obtenção do selo Pró-Gestão, maior controle interno, governança, educação previdenciária, aplicação de nova avaliação atuarial e, principalmente, esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual – contribuíram para a autarquia alagoana subir ao pódio. 

“Estamos investindo todos os esforços para que em 2020 tenhamos a classificação A em todos os requisitos avaliados”, destacou Moisés.

A elevação do Estado no ISP-RPPS promove mais segurança para os beneficiários, solvência e sustentabilidade. “O Estado agora passa a ser referência nacional e exemplo para os demais”, destaca Moisés.

ISP-RPPS

O ISP-RPPS foi instituído pela Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia, e avalia os aspectos relacionados à transparência e gestão, a situação financeira e atuarial do regime próprio de previdência.

O indicador, a partir de 2019, passou a considerar a melhoria de gestão com base no Pró-Gestão em um de seus indicadores, conjugado com maior foco na situação financeira e atuarial dos RPPS.
A ideia do indicador é fornecer critérios de análise mais objetivos sobre a real situação do RPPS, possibilitando a comparação com os de outros entes da federação e dando maior visibilidade social e transparência sobre o desempenho da gestão.