Resposta vem um mês após parlamentares solicitarem à pasta dados sobre ensino à distância e sobre a reorganização do calendário escolar


O Ministério da Educação (MEC) admitiu a deputados, nesta segunda-feira (3), que não sabe quantos alunos da rede pública de ensino estão em aulas virtuais ou pela televisão. A resposta vem um mês após sete parlamentares enviarem ofício à pasta solicitando dados sobre ensino à distância e sobre a reorganização do calendário escolar após a interrupção das aulas presenciais.
De acordo com informações do G1, o ofício foi assinado no último dia 27, pelo ministro Milton Ribeiro, e encaminhado à Câmara. O documento se baseia em uma nota técnica da Secretaria de Educação Básica do MEC, segundo a qual todas as redes estaduais estão com atividades remotas.
Para os dados de alunos, o MEC recorreu a uma pesquisa sobre ensino feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Apenas 71% das redes municipais responderam ao questionários. O MEC alegou que esse percentual inviabiliza a medição.
Por outro lado, o MEC afirmou que adotou “um conjunto de medidas emergenciais para orientar e prestar apoio ao desenvolvimento da educação nacional”. Além disso, em julho, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou parecer com orientações educacionais para realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não-presenciais durante a pandemia.