Segundo a PF, um servidor na capital baiana fraudava processos de aposentadoria desde 2017





Um servidor que, segundo a Polícia Federal (PF), fraudava processos de aposentadoria desde 2017 no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Salvador, beneficiou pelo menos 75 pessoas com o esquema. Na manhã de hoje (23) a instituição deflagrou a Operação Contrasenha e cumpriu seis mandados de busca e apreensão na capital baiana e em Catu.

"São indivíduos que se beneficiaram nesse esquema criminoso, pagando valores para ter essa aposentadoria indevida e estudaremos caso a caso para saber a responsabilização que cada um terá, além disso, todos os envolvidos terão o benefício suspenso", explicou o delegado da operação, Breno Freire, ao Bnews.

Os esquemas foram identificados através do sistema interno da previdência, a partir de uma suspeita do padrão de vida elevado do acusado, desproporcional ao que recebia em sua função. 

Ainda de acordo com o delegado, o servidor agia sozinho com o auxílio de "intermediários", que seriam pessoas que passavam de "boca em boca", esse tipo de esquema, fazendo com que crescesse a rede de "clientes" para o delito. "Um desses intermediários foi o alvo de busca e apreensão em Catu", completou.