A PF cumpriu busca em sua casa na manhã desta terça-feira





O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão domiciliar do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, com tornozeleira eletrônica. Além disso, a Polícia Federal fez buscas na manhã desta terça-feira (17) na casa do blogueiro.

A ação da PF faz parte do inquérito que investiga a organização e o financiamento de atos antidemocráticos com a participação de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, que levaram pessoas às ruas em nome de reivindicações ilegais, como o fechamento do Congresso e do STF.

Moraes, que é o relator do caso no STF, determinou as buscas na casa de Eustáquio. A prisão domiciliar aponta que o blogueiro descumpriu medidas cautelares impostas a ele no inquérito. Ele deve avisar as autoridades caso saia de Brasília e não pode postar nas redes socias, ordens que, segundo a Justiça, foram descumpridas.

Eustáquio foi alvo de prisão temporária em junho no mesmo inquérito. Ele estava em Ponta Porã (MS), fronteira com o Paraguai, e as autoridades entenderam que havia risco de fuga.

Neste domingo, o juiz eleitoral Emílio Migliano Neto mandou suspender o canal de Oswaldo Eustáquio no Youtube após o bolsonarista continuar a atacar o candidato à Prefeitura pelo PSOL, Guilherme Boulos. Na quarta, 11, o magistrado mandou a plataforma tirar do ar uma publicação que acusava o psolista de ‘lavar dinheiro’ – a declaração foi encarada pela Justiça como ‘sabidamente inverídica’.